Bem-Vindos

Aqui se pensa alto, mas se é realista. Aqui se é Jovem e se é Ativista. *_*

COMVIDA (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola) é um projeto sério que nós, alunos do CEFET-BA, UE de Vitória da Conquista, estamos engajados na sua concretização à medida que formos sendo capacitados pelo Jovens Ativistas (Projeto que vai formar agentes comunitários, articulados em grupos intitulados Coletivos Jovens, para atuar ampliando e fortalecendo a educação ambiental no município).

Esse blog surgiu de uma idéia de uma dúzia desses jovens: nós, que já nos consideramos ativistas e estaremos postando textos feitos por jovens como eu e você, e por quem mais vier ;D Se você estiver interessado em vir conosco por este caminho e nos ajudar com um texto, imagem, comentário, frase, ou algo que acrescente, envie para o email:

jovensativistas_vca@yahoo.com.br

Comece desde cedo {hoje} exercendo seu direito de cidadão. ;@


Assine no Amazônia Para Sempre

(Ao obter o número de assinaturas necessário, ele será encaminhado ao Presidente da República para que sejam tomadas as providências necessárias para resolver este que é um sério problema brasileiro e mundial: A devastação da Amazônia.)

------------------------------------------

Jovens Fundadores:

Hugo de Oliveira Arruda Badin; Larissa Santos Fogaça; Ítalo Felipe Cardoso Amorim; Luana Uende Alves de Aquino; Paulo Wladimir Santos Rocha; Raizza Lima Figueredo; Iago Vieira Soares; Tiago da Silva Xavier; Wagner Galvão Silva; Daniella Santos Oliveira.

E nossas insubstituíveis facilitadoras: Margareth & Lara.

26 de nov. de 2007

Aproveitamento de Água

O sistema de aproveitamento de água da chuva para consumo não potável é uma medida muito simples e inteligente.

Atualmente o aproveitamento de água da chuva é praticado em larga escala em muitos países desenvolvidos. No Brasil, esta prática é comum somente em cidades muito áridas do Nordeste. Mesmo lá, este recurso poderia sem muito mais explorado.

As pessoas que iniciam a coleta de água da chuva verificam logo a diminuição dos custos com água. Muitas vezes há também economia nos custos com energia, visto que a coleta diminui a nescessidade de bombear água para a caixa d'água. Outro benefício é a redução do risco de enchentes em caso de chuvas fortes.

No processo adequado de coleta de água da chuva, normalmente faz-se uso do telhado. A primeira água que cai no telhado apresenta um grau de contaminação e deve ser desprezada. A água armazenada deverá ser utilizada somente para consumo não potável, como em bacias sanitárias, em torneiras de jardim, para lavagem de veículos e para lavagem de roupas.

É importante estar atento para que não se desenvolvam larvas do mosquito da dengue na água parada. Uma medida simples é fechar os recipientes com uma tampa. Não sendo possível, pode-se usar peixes que se alimentam das larvas.

Vamos aproveitar esta riqueza que literalmente "cai do céu".

Extraído de http://www.meioambienteurgente.blogger.com.br/

Nenhum comentário: